Viver bem exige cuidados fundamentais com a saúde do corpo e da mente

O hábito de realizar consultas e exames regularmente é um exemplo de ações simples que previnem problemas graves

[Teresina] – Cuidar do corpo e da mente precisa ser visto sempre como uma importante ferramenta para coibir o aparecimento ou progressão de doenças e, dessa forma, garantir mais bem-estar e conforto para a vida. Idosos, adultos, jovens e crianças, não importa a faixa etária, o fundamental é tomar medidas preventivas que zelem pela saúde. Adotar a prática de realizar consultas e exames médicos com periodicidade é um exemplo de ações simples que previnem problemas graves.

E com a proposta de potencializar os cuidados com a saúde, à medida que conscientiza à população sobre a necessidade de ter atenção ao corpo e a mente, o Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente no dia 7 de abril. A data simboliza uma preocupação mundial com a sociedade, ao conscientizar e discutir temas relevantes relacionados a doenças presentes no mundo inteiro.

Nesse processo, é fundamental definir como prioridade cuidar de si, já que os resultados serão sempre muito positivos. Ter hábitos de alimentação saudáveis e praticar exercícios físicos são excelentes aliados na manutenção de uma boa saúde, mas não são os únicos fatores essenciais. Estabelecer uma rotina de ir ao médico é peça chave nessa empreitada pelo bem-estar. Ter as condições favoráveis para realizar exames e consultas, além de procedimentos médicos, quando necessário, contribui positivamente na vida das pessoas.

                        Dr. Ítalo Costa (arquivo pessoal)

O Dr. Ítalo Costa, coordenador médico do Prontomed Adulto, ressalta que há mais segurança, qualidade de atendimento e bons tratamentos quando se opta por planos de saúde, já que oferecem “todos os subsídios para atender à população que precisa de cuidados”, salienta o médico.

Apesar de no dia a dia as pessoas precisarem executar diversas atividades, o Dia Mundial da Saúde reforça que é imprescindível destinar parte do seu tempo para visitar regularmente um médico, além de realizar pelo menos uma vez por ano um check up. Para isso, não é necessário apresentar sintomas de qualquer tipo de problema de saúde, já que a proposta desses cuidados é exatamente prevenir doenças ou tratá-las ainda no seu estágio inicial.

O médico também pontua que a data dialoga com a fundamental atenção ao cuidado integral com o corpo. “Essa data remente ao nosso cuidado com o bem-estar físico, mental e social. E, dentro disso, nos incentiva a ir atrás de uma saúde complementar, que é a procura por médicos, a realização de exames e tudo que remeta ao autocuidado com nós mesmos, seja uma atenção ao físico ou ao mental”, destaca.

Esta data tem por objetivo priorizar o indivíduo em toda sua totalidade, já que se preocupa em discutir seu bem-estar dentro do seu contexto social. O Dr. Ítalo ainda reforça que ações nesse formato, como campanhas de conscientização e dicas de cuidados médicos, visam garantir que as doenças sejam o mínimo possível prejudiciais aos indivíduos.

“Você conseguir desenvolver ações que conscientizem faz com que as pessoas passem a ter uma ótima rotina de procurar o médico. É algo que, especialmente, as pessoas depois dos trinta anos de idade devem fazer. Um diagnóstico precoce, uma investigação de doenças em estágios iniciais, por exemplo, é o diferencial para um bom tratamento e para a cura”, explica o médico do Grupo Med Imagem.

Todas essas atitudes que parecem simples são essenciais para manter uma saúde de qualidade, já que são orientações que devem ser seguidas para evitar problemas sérios. O dia 7 de abril serve para impulsionar essa tomada de consciência por parte da população. Os resultados desses cuidados não são isolados, já que eles refletem em toda a família. “Costumo dizer que cada pessoa é o amor de alguém. Sempre tem toda sua família por trás, nunca é apenas uma pessoa, por isso também precisamos estar saudáveis para a nossa família”, enfatiza o Dr. Ítalo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *