Coronavírus: Ministério da Saúde confirma transmissão comunitária no país; há 121 casos confirmados

[Brasiília] – Esse tipo de transmissão ocorre quando há casos em que não é mais possível identificar a cadeia de infecção. Isso significa que o vírus está circulando livremente na população.

Foram confirmados quatro destes casos, dois na cidade de São Paulo e dois na cidade do Rio de Janeiro, capitais dos dois Estados mais afetados pela atual pandemia até agora.

Até então, só havia registros de casos importados ou de transmissão local, em que é possível identificar a origem da infecção.

Nos casos importados, os pacientes se infectaram em viagens ao exterior. Nos casos de transmissão local, os pacientes se infectaram pelo contato próximo com casos suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus.

Há ainda 1.597 casos suspeitos no país, e 1.344 foram descartados. Nenhuma morte foi registrada até agora.

Respostas do governo

Na noite de sexta-feira (13), foi publicada em edição extra do Diário Oficial uma Medida Provisória (MP) da presidência que abre crédito extraordinário de cerca de R$ 5 bilhões em favor dos ministérios da Saúde e Educação para o enfrentamento ao coronavírus. Sendo uma MP, a matéria entra em vigor no momento da publicação, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias — caso contrário, perde a validade.

Mais cedo, em coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde anunciou uma série de recomendações gerais para municípios e Estados, e também propostas direcionadas para as cidades onde há casos de transmissão local e comunitária. A pasta afirmou que, sem a adoção destas medidas, o número de casos pode dobrar a cada três dias.

Entre as propostas para lugares com transmissão local e comunitária, está a redução do contatos social de idosos e doentes crônicos; cancelamento de eventos em locais fechados com mais de cem pessoas ou realização destes sem público; antecipação das férias nas instituições de ensino; e quarentena se a ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento da covid-19 atingir 80%.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *