Piauí atinge pela segunda vez consecutiva 100% da Autoavaliação de Práticas de Segurança do Paciente

[Teresina]A avaliação foi realizada pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), da GGTES/Anvisa, em parceria com as Coordenações Estaduais e Distrital dos Núcleos de Segurança do Paciente do país (VISA – NSP), por meio do formulário eletrônico para Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente – 2019, que foi preenchido pelos hospitais com leitos de UTI adulto, pediátrica ou neonatal, no período de 01/04/2019 a 15/08/2019. “Após esse resultado das práticas de autoavaliação, nós temos varias metas que estão propostas no Plano Estadual de Segurança do Paciente para serem cumpridas no período de 2020 a 2023”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiana Chaves.

A Segurança do Paciente consiste em um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e vem sendo amplamente discutida em todo o mundo, tendo em vista sua importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde preocupados com uma assistência segura.

Com isso, e visando prevenir os eventos adversos em serviços de saúde, por meio do estímulo à adoção de práticas seguras, a Anvisa em parceria com as Coordenações Estaduais, Distrital e Municipais de Segurança do Paciente (VISA Segurança do Paciente) vem, desde 2016, monitorando os dados resultantes da aplicação anual da Autovaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI adulto, pediátrica ou neonatal).

 Este instrumento permite um diagnóstico das práticas de segurança do paciente na instituição de saúde, envolvendo a avaliação de indicadores de estrutura e processo, baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A partir das informações coletadas, estas podem definir e guiar ações sanitárias nos níveis local e nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *