Secretário Florentino realiza reunião com jornalistas sobre Coronavírus

[Teresina] – Na manhã desta quarta-feira(12) o secretario de estado da Saúde Florentino Neto, acompanhado de membros da área técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), participou de reunião juntamente com representantes dos veículos de comunicação da capital para falar sobre a  patologia ocasionada pelo novo coronavírus. Além de apresentar orientações para a população e as medidas que a Sesapi vem adotando para preparar a rede de hospitais para receber possíveis casos do novo coronavírus, o secretário também comunicou o envio do Plano de Contingência do Piauí para o Ministério da Saúde.

O Secretário Florentino Neto destacou a importância de ter um contato aberto com os profissionais de comunicação do estado, para auxiliar a repassar informações corretas para a população. “O que fizemos aqui foi socializar com os profissionais da comunicação para falar a respeito de orientações de prevenção ao novo coronavírus. Também buscamos expor nossas ações, para assim estarmos atuando na prevenção junto a população e profissionais de saúde, e também promovendo uma melhor estruturação da nossa rede para o caso de alguma ocorrência”, apontou o secretário.

O gestor destacou ainda que as ações da Sesapi estão em consonância com o Ministério de Saúde e com a Organização Mundial de Saúde e que o foco no reforço da estrutura da rede estadual de saúde é para deixar o estado ainda apto para o atendimento da população quando necessário.

O Dr. Alderico Tavares,  superintendente de gestão de média e alta complexidade da Sesapi, também participou da reunião e falou um pouco sobre a preparação dos hospitais da rede para o caso do novo vírus chegar até o nosso estado.

“O Plano de Contingência traz várias medidas para atuar no enfrentamento ao vírus. As nossas unidades já contam com leitos que podem receber síndromes respiratórias agudas e agora estamos colocando mais 22 leitos extras distribuídos de acordo com as referências que temos da questão do fluxo de pessoas nas nossas unidades. Cada um dos leitos contará com os equipamentos essenciais para o atendimento a população”, destacou o superintendente.

O Dr. José Noronha, Infectologista e diretor do Hospital Natan Portella, destacou que a transparência dos órgãos públicos de saúde com os meios de comunicação, assim como a passagem de informação corretas para a população é um ponto muito importante no enfrentamento das infecções pelo novo vírus  caso alguma ocorrência seja registrada no Brasil.

“Nós observamos que com pequenas medidas, que também são bastante simples, temos como prevenir diversas doenças respiratórias além da própria infecção pelo coronavírus. A propagação desse conhecimento de forma correta para a população irá nos ajudar de maneira muito significativa”, apontou o infectologista.

Lavar as mãos adequadamente, utilizar álcool gel, além de ter educação nos momentos de espirrar ou tossir em público, sempre utilizando um lenço,  são algumas das principais indicações para a prevenção deste tipo de infecção.

Foto: Pedro Falcão, Ascom Sesapi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *