Médico deve notificar doença relacionada ao uso de DEF

[Rio de Janeiro] – A Anvisa está coletando dados sobre relatos de doenças pulmonares relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos. Para isso, lançou um formulário específicodestinado a médicos de todo o país, pelo qual o profissional pode fornecer informações sobre os casos identificados.

Os dados coletados são sigilosos e serão usados exclusivamente em análises científicas e sanitárias que ajudem na elaboração de políticas públicas de controle do tabagismo.

A ação tem como objetivo reunir informações para antecipar e prevenir uma crise de saúde como a que tem sido noticiada nos Estados Unidos, que desde agosto deste ano relata casos de uma doença respiratória grave, com registro de óbitos, associada ao uso desses dispositivos.

O monitoramento envolve os cigarros eletrônicos, os vaporizadores e os cigarros de tabaco aquecido, dentre outros dispositivos eletrônicos para fumar. De acordo com a Agência, o formulário foi desenvolvido com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Alerta para médicos

Em 20 de setembro deste ano, a Anvisa divulgou um alerta aos médicos sobre as doenças pulmonares causadas por DEFs nos EUA e solicitou que possíveis casos ocorridos no Brasil fossem notificados ao órgão, por meio de sua Ouvidoria.

O alerta também foi enviado ao Conselho Federal de Medicina (CFM), à Associação Médica Brasileira e à Rede Sentinela, que conta com 252 instituições de saúde responsáveis por notificações de eventos adversos.

No entanto, até o momento, a Anvisa não recebeu nenhuma notificação sobre lesão pulmonar associada ao uso de DEFs. Por isso, está reforçando o alerta sobre o problema e informando sobre o desenvolvimento e a disponibilização de um formulário específico para a coleta de dados.

Notifique

Se você é médico e tem algum caso para relatar, acesse aqui o formulário para o registro de doenças pulmonares relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).. Acesse também a versão em PDF, caso haja a necessidade de impressão do documento para a coleta e posterior lançamento das informações no formulário online.

Por: Ascom/Anvisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *