Levantamento aponta baixo risco do Aedes aegypti em Pedro II

[Pedro II] – Após intensa campanha de prevenção e combate a endemias em Pedro II pela Prefeitura, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que aborda o percentual de risco de ocorrência de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, passou de alto, no início de 2019, para baixo risco, de acordo com o último levantamento, divulgado nesta quarta-feira (27). Além disso, não houve registro de casos de leishmaniose na cidade.

O LIRAa é feito a cada três meses.  Segundo o coordenador de Supervisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rubens Galvão, houve redução de 5,7% para 0,9% nas estatísticas.

“Nós conseguimos alcançar esse resultado graças a diversas ações realizadas no município. Podemos citar as parcerias com a Secretaria de Educação (Semed), Secretaria de Comunicação (Semcom), Setor de Limpeza Pública, Ministério Público do Piauí (MP-PI), Secretaria de Assistência Social (Semas), bem como com a Secretaria de Infraestrutura. Nós também temos uma parceria com a Agespisa, na qual cobramos o abastecimento de água constante, pois, nas áreas em que o serviço é irregular, é comum a população armazenar água de maneira indevida, favorecendo a propagação dos focos do mosquito”, frisa Rubens Galvão.

O coordenador ressalta a necessidade da colaboração da população. “Apesar dos índices positivos do LIRAa, é imprescindível que os moradores façam sua parte evitando armazenamento inadequado de água, despejando lixo em locais apropriados para a equipe realizar a coleta, entre outros. São ações simples, mas que fazem grande diferença no combate ao Aedes aegypti”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Pedro II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *