Em combate ao Aedes aegypti, Prefeitura promove mutirão de limpeza

[São Raimundo Nonato] – Na manhã desta terça-feira, 19 de novembro, a Prefeitura de São Raimundo Nonato em ação de mobilização conjunta com as secretarias de Infraestrutura, Saúde, Meio Ambiente e 12ª Regional de Saúde iniciou a intensificação de mutirões para combater os possíveis focos propícios para a reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti com a campanha Cidade limpa no combate ao mosquito Aedes Aegypti São Raimundo em Ação. 

O objetivo do mutirão é eliminar qualquer objeto nas vias públicas ou em terrenos baldios que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti. O inseto se prolifera através de recipientes expostos as altas temperaturas e o período de chuva. Por isso, é essencial a eliminação de garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos nas vias.

As pessoas precisam entender que as altas temperaturas e o período de chuva, ajuda muito a larva do mosquito se proliferar, por isso organizamos o mutirão em parceria com a secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, mas a população precisa entender que não basta o poder público se unir com agentes de endemias e mutirões de limpeza, se a população não cuidar de seus quintais e casas. A prevenção para a dengue ainda é o melhor remédio, pontuou o secretário de Saúde, Jussival Júnior.

Os agentes de endemias, juntamente com os agentes de comunitários de saúde continuarão visitando as residências e orientando a população sobre os riscos e perigos da doença, e também possíveis focos para a desova do mosquito transmissor da dengue.

Medidas para combater a dengue

A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados, pratinhos de vasos com areia, garrafinhas e latas eliminadas ou guardadas em lugares cobertos.

Aqueles que quiserem podem requisitar uma visita dos agentes de endemias ou denunciar espaços com água parada através do número de telefone (89) 98817-7811.

Fonte: Prefeitura de São Raimundo Nonato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *