Sesapi realiza curso sobre nova Caderneta de Saúde da Criança

A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), através da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, realiza hoje (22) um Curso de Formação de Multiplicadores para uso da nova Caderneta de Saúde da Criança. O curso é promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Ceará(UFCE).

A nova caderneta de Saúde da Criança será intersetorial e vai envolver informações sobre saúde, assistência social e educação das crianças. O Ministério da Saúde fez a mudança para que as autoridades de saúde tenham uma visão global sobre a situação das crianças e adolescentes do país e façam um acompanhamento do crescimento delas em todos os setores.

Segundo a Coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e da Adolescente, Consolação Nascimento, reconhecemos a Atenção Primária à Saúde e a Educação Infantil, como uma porta de entrada privilegiada da promoção a saúde e prevenção da doenças. “Assim sendo, é também um lugar por excelência de educação e de saúde da criança. Com a nova caderneta, vamos ter informações mais precisas para traçar campanhas direcionadas às necessidades desse público”, afirma a coordenadora.

O Calendário Nacional de Vacinação tem 300 milhões de doses incluídas e ficam disponíveis nas salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O calendário contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.

Fonte: Sesapi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *