FMS realiza Dia D do Diabetes no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo

[Teresina] – A Fundação Municipal de Saúde (FMS), com apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), irá promover uma manhã com promoção de saúde em alusão ao mês do Novembro Azul do Diabetes. A atividade acontecerá dia 12 de novembro, de 8h às 10h30, na Ala A do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA).

Serão realizadas avaliações de medidas corpóreas, glicemias capilares, cálculo de risco para desenvolver a Diabetes, avaliação dos pés de pacientes diabéticos, atendimento inicial aos pacientes diabéticos que estejam descompensados. “Haverá também um educador físico, que fará um momento de atividades físicas e orientação quanto a prática de exercícios. O objetivo principal é chamar atenção da população para prevenção e combate ao diabetes e suas complicações”, explica a médica endocrinologista Patrícia Melo, do Centro de Atenção ao Diabético (CAD) do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.

Novembro traz mais uma vez a cor azul, escolhida por ser a bandeira da Organização das Nações Unidas e que representa a necessidade de ampliar a atenção e conscientização a respeito do diabetes, uma doença epidêmica diante dos números globais impactantes: 425 milhões de pessoas em todo o mundo, mais de um milhão são crianças e adolescentes com o diabetes tipo 1. No Brasil, o número estimado é de 14,5 milhões de pessoas e quase a metade desconhece o diagnóstico.

A campanha mundial, organizada pela International Diabetes Federation (IDF), mantém o mote em 2019 – “Família e Diabetes”, para destacar o importante papel dos familiares na prevenção e controle da doença. A Diretoria da SBD 2018-2019 e o Departamento de Diabetes da SBEM adicionaram como subtema o foco em Complicações do Diabetes – Como a família pode ajudar? É preciso conscientizar sobre os danos causados pela Retinopatia, Neuropatia e Doença Renal, além das chamadas complicações macrovasculares (infartos, acidente vascular cerebral – derrame, insuficiência cardíaca, amputações), a partir da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. A exemplo de anos anteriores e reforçado em 2019, a SBD e SBEM seguem engajadas visando maximizar as ações e a divulgação.

Ascom FMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *