Governador visita obras da Nova Maternidade, que já se encontram 16% concluídas

[Teresina] – No início da manhã desta sexta-feira (04) o Governador do Estado do Piauí Wellington Dias, acompanhado pelo Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto visitou o canteiro de Obras da Nova Maternidade, localizada na Avenida Presidente Kennedy, zona leste de Teresina. Ao todo já foram concluídos 16% da obra e atualmente as equipes de construção já estão trabalhando no 4° piso do edifício.

A obra está orçada em aproximadamente R$ 84 milhões e é executada com recursos de emenda dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portella e ainda do Tesouro Estadual. A obra terá impacto significativo na melhoria da assistência à mulher e ao bebê dentro do estado.

Serão 286 leitos, sendo 115 destinados para a terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê, permitindo que a mãe fique mais próxima do filho.

Segundo o chefe do Executivo estadual, a maternidade atenderá em uma estrutura hospitalar mais moderna, com o dobro da capacidade na assistência intensiva. “Isso está sendo possível devido à parceria entre Governo do Estado, governo federal e Ministério da Saúde. Aqui temos ainda recursos de emendas parlamentares dos deputados Assis Carvalho e Iracema Portela. Já, para a garantia de cumprimento do prazo, uma nova sistemática foi criada, na qual o acompanhamento semanal da obra é feito por meio da Secretaria do Planejamento, da Saúde e da Controladoria-Geral do Estado (CGE)”, disse Wellington.

O Secretário Florentino Neto ressalta os benefícios que a nova maternidade trará para população e que todos os trabalhos estão sendo acompanhados para que o melhor serviço seja disponibilizado. “O Piauí espera uma nova realidade para sua saúde pública e essa é a obra mais significativa para trazer essa nova realidade para a população. Essa maternidade será a referência para toda a rede do estado, atuando como uma unidade de alta complexidade materno infantil. O Andamento das obras está dentro das datas previstas e assim que for concluída, a unidade será a maternidade mais importante do estado”, destacou o secretário.

Por Ascom Sesapi/Foto: Pedro Falcão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *