Saúde entrega 466 equipamentos através do programa Passo a Frente

[Teresina] – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) entregou 466 equipamentos através do programa “Passo a Frente”, na cidade de Itaueira, na última sexta-feira (30). O programa é uma iniciativa da Sesapi emparceria com a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) e com Centro de Inclusão e Reabilitação (CEIR) e tem como objetivo facilitar o acesso da população a próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção além de promover confecção, consertos e ajustes de peças para as pessoas beneficiadas pelo projeto.

Os equipamentos contemplaram as cidades de São José do Peixe, Paes Landim, Itaueira e Rio Grande do Piauí. “Esses materiais são de suma importância para a nossa população, que precisa de ajuda para se locomover. Fico muito feliz da nossa cidade ser beneficiada pela Sesapi”, enfatizou o prefeito de Itaueira, Quirino Avelino.

O programa “Passo a Frente” é realizado em três fases e a entrega dos equipamentos simboliza o fechamento de mais um ciclo do projeto. “Primeiramente é feita a articulação, onde a população se inscreve no programa e aguarda a verificação para definir as pessoas que serão contempladas. Em seguida é feita a medição, onde equipes técnicas analisam os selecionados para iniciar a produção de forma adequada dos equipamentos necessários”, explica Raimundo Dutra, diretor de Programas Estratégicos Socioeducativos e Comunitários da Sesapi.

Na região do Vale dos Rios Piauí Itaueira, a Secretaria de Estado da Saúde entregou 9 andadores, 82 muletas, 71 cadeiras de roda, 79 cadeiras de banho, 182 calçados ortopédicos, 39 órteses e 4 próteses. A dona Clotildes Rodrigues, contemplada com uma cadeira de rodas e uma de banho, falou dos benefícios desses equipamentos para o seu contidiano. “Agora vou poder ter mais condições de me locomover, com mais autonomia e fazer melhor minhas atividades diárias”.


A próxima região a receber equipamentos do programa “Passo a Frente” é a do Rio Guaribas. “Vamos fazer a entrega de aproximadamente 1200 equipamentos, na cidade de Jaicós, onde serão contemplados os municípios daquele território”, afirmou Raimundo Dutra.

Por: Ascom Sesapi 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *