Livro traz informação sobre melhor forma de aproveitar os pescados

[São Paulo] – A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria com o Instituto de Pesca (IP), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançaram o livro “Pescado é saúde: aproveitamento integral do pescado”. A publicação tem como objetivo informar sobre maneiras de desfrutar totalmente o alimento.

O livro faz parte da série “Pescado é Saúde” e contém informações sobre o ‘Aproveitamento Integral do Pescado’, bem como receitas elaboradas com as partes comumente desperdiçadas de pescado no mercado nacional.

A nutricionista e diretora técnica do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Milene Gonçalves Massaro Raimundo, explica que a série ‘Pescado é Saúde’ foi elaborada para orientar os consumidores a respeito da importância do consumo dos pescados, suas propriedades nutricionais e sua versatilidade como alimento.

“Os livros abordaram o uso do frio, os processos de salga e defumação e o aproveitamento integral do produto. Em todas as edições foram incluídas receitas testadas em nossa cozinha experimental, além de outras elaboradas por chefs”, diz Milene.

Para o diretor técnico de departamento do Instituto de Pesca (IP), Luiz Marques da Silva Ayroza, a publicação também informa, de maneira simples e prática, como aproveitar integralmente o pescado.

“Tem muito a nos oferecer, tanto do ponto de vista nutricional como gastronômico. Esta é uma série de livros que estamos publicando em conjunto com a Codeagro. A integração do IP com as coordenadorias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado”, explica Ayroza.

Alimento rico e saudável

Para a nutricionista do Hospital das Clínicas da FMUSP, Sônia Trecco, o peixe deve ser consumido de três a quatro vezes durante a semana, “como costumam fazer os asiáticos”.  “Curiosamente, os povos dessa região possuem baixos níveis de colesterol e de triglicérides”, comenta.

“Rico em proteínas, ferro e cálcio e com baixas calorias, o peixe é um alimento muito saudável”, explica Sônia. “Alguns peixes de águas frias, como é o caso do salmão e do bacalhau, tão querido na Páscoa, são também uma ótima fonte de ômega 3, ácido graxo importante para aumentar o colesterol bom, que, por sua vez, contribui na prevenção de doenças cardiovasculares”.

Para quem quer perder peso, o peixe é uma ótima pedida, já que ele diminui os níveis do hormônio leptina, o hormônio da obesidade.

Há diversos tipos de peixe e muitos são os seus tipos de preparo. “O mais importante é optar pelo assado ou grelhado, evitando as preparações fritas”, recomenda Cristiane Kovacs, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, unidade da Secretaria de Estado da Saúde.

Para quem opta por comer fora de casa, é preciso estar atento a alguns detalhes, como “verificar se os alimentos expostos para o consumo em balcões estão protegidos contra poeiras, insetos e contra contaminantes oriundos dos consumidores”, alerta Claudia Maria Ruggiero Amaral, Diretora do Grupo de Alimentos do Centro de Vigilância Estadual. “Fique atento também na temperatura do balcão térmico: os alimentos quentes devem estar a uma temperatura mínima de 60ºC por no máximo 6 horas e os alimentos frios até 10ºC por no máximo 4 horas”.

É sempre bom lembrar que, por mais saudável que uma opção como o peixe possa ser, exageros alimentares devem ser contidos, como frisa Vitor Rosa, gerente de Nutrição e Dietética do Icesp. “Não podemos reduzir os alimentos a duas grandes listas: ‘heróis’ e ‘vilões’ da alimentação. Os principais erros em nossos hábitos alimentares não estão relacionados, exclusivamente, a ‘o quê’ comemos, mas também ao ‘quanto’ e ‘com que frequência’ nós consumimos alguns desses alimentos”.

Quem tiver interesse, pode baixar o livro gratuitamente aqui. http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/LIVRO_Pescado%C3%A9mais_aproveitamento.pdf.

A série “Pescado é Saúde” é composta ainda dos livros: “Pescado é Saúde – Salga Secagem e defumação” em: http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/pescadoesaude_salgasecagemedefumacao.pdf.

“Pescado é Saúde – Uso do Frio”: http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/PESCADO_E_SAUDE_USO_

Fonte: SP Notícias

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