Conheça os sintomas da dengue, zika e chikungunya

[Porto Alegre] – Eliminar os criadouros do mosquito é a melhor estratégia para evitar dengue, zika e chikungunya. As três doenças apresentam sinais e sintomas parecidos, mas têm níveis de gravidade diferentes. Saiba como identificar cada uma delas.

Sintomas da Dengue

A dengue comum tem como principais sintomas a febre acima dos 38º por mais de cinco dias, dores intensas atrás dos olhos e na cabeça, cansaço, dores fortes nos músculos, falta de apetite e manchas vermelhas na pele. Sua versão mais radical e perigosa, a dengue hemorrágica, pode provocar sangramentos na boca, gengivas e nariz, dificuldade de respiração, fortes dores abdominais, confusão mental, boca seca e sede constante.

Sintomas do Zika Vírus

O zika vírus tem como sintomas mais característicos dor de cabeça moderada, coceira intensa pelo corpo, surgimento de manchas vermelhas na pele, dor nos ossos e nos músculos, dor de cabeça e crescimento exagerado dos gânglios. Há a possibilidade de ainda vir acompanhada de uma conjuntivite.Além da transmissão por meio do Aedes aegypti, o zika também pode ser passado de mãe para filho – podendo causar a microcefalia -, por transplante de órgãos e medula óssea, transfusão sanguínea ou até via sexual.

Sintomas da Chikungunya

Com sintomas bastante similares, como febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, a chikungunya também provoca náusea e inchaços nas articulações. As dores costumam ser mais intensas, principalmente nas mãos e nos pés.

Ao apresentar alguns desses sintomas, procure logo um serviço de saúde de seu município.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *