Ceará é o estado do Nordeste que mais vacinou contra influenza

O Ceará é o primeiro estado do Nordeste e o quarto do Brasil em cobertura vacinal na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2018. O site da campanha (http://sipni.datasus.gov.br/si-pni-web/faces/inicio.jsf) registrava até a manhã de sexta-feira, 4 de maio, 656.909 doses da vacina aplicadas, 68% das 971.530 doses distribuídas aos municípios. Os grupos prioritários da campanha para os quais é calculada a cobertura vacinal receberam 554.905 doses, cobertura vacinal de 29,14% das 1.903.955 pessoas que devem se vacinar até 1° de junho. Foram ainda registradas 840 doses aplicadas em população privada de liberdade, 2.818 em funcionários do sistema prisional e 98.346 em grupos com comorbidades. As informações estão no Boletim Epidemiológicodivulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará.

Durante este fim de semana haverá vacinação em Fortaleza. As secretarias da Saúde do Estado e do Município acordaram o funcionamento de 19 postos de saúde para vacinação dos grupos prioritários no sábado, 5. Com início às 10 horas, a vacinação será oferecida no Centro de Saúde Meireles, da Secretaria da Saúde do Ceará, e em 18 unidades de saúde do município: Carlos Ribeiro, Floresta e Casemiro Filho (Regional I); Mirian Porto Mota, Rigoberto Romero, Paulo Marcelo, Irmã Hercília Aragão e Centro de Saúde Meirelles (Regional II); Licínio Nunes, Waldemar de Alcântara e Anastácio Magalhães (Regional III); Oliveira Pombo, Valdevino de Carvalho e Luis Costa (Regional IV); Argeu Herbster, Maciel de Brito e José Paracampos (Regional V); além de Messejana e Melo Jaborandi (Regional VI).

No domingo, dia 06, estarão abertas as salas de vacinação dos Postos de Saúde Carlos Ribeiro (Regional I); Paulo Marcelo e Irmã Hercília (Regional II); Anastácio Magalhães (Regional III); Luis Costa (Regional IV); José Paracampos (Regional V) e Messejana (Regional VI). As unidades funcionarão de 8 às 17 horas.

Boletim de influenza
De acordo com o boletim da Secretaria da Saúde, até a semana epidemiológica 17, com dados atualizados até 3 de maio, foram notificados no Ceará 121 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus influenza em 2018. O número de óbitos registrados por SRAG causada por influenza (A H1N1) chegou a 21. Os óbitos por influenza foram de pacientes residentes nos municípios de Aracati (1), Caucaia (1), Crateús (1), Eusébio (3), Fortaleza (9), Iracema (1), Maracanaú (1), Milhã (1), Paraipaba (1), São Gonçalo do Amarante (1) e Solonópole (1). Nenhum dos casos de óbito tinha histórico de vacina e 54,5% apresentavam fatores de risco.

Clique aqui para acessar o boletim

Fonte: Sesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *