Posse de Leonardo Vilela no Conass reúne autoridades e especialistas em Saúde

“O SUS contribuiu muito nesses 30 anos com o país. O aumento da expectativa de vida e a redução da mortalidade infantil são dois indicadores que demonstram isso”, disse o secretário de Estado da Saúde de Goiás Leonardo Vilela, no discurso de posse como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Segundo ele, nesse ano eleitoral, uma agenda de defesa do Sistema Único de Saúde será apresentada como forma de contribuir com o fortalecimento da garantia de saúde aos brasileiros.

A posse ocorreu nesta terça-feira, 24/04, em Brasília (DF) com a presença do Ministro da Saúde Gilberto Occhi; do ex-governador de Goiás Marconi Perillo, representando o governador José Eliton; da representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) Mônica Padilha; do presidente do Conselho Nacional de Saúde Ronald Ferreira; do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Mauro Junqueira; do ex-ministro Desenvolvimento Social Osmar Terra, dentre outras autoridades.

Ronald Ferreira, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ao parabenizar o novo presidente Leonardo Vilela, defendeu os princípios do SUS e uma ampla coalizão política, social e técnica em favor da consolidação e financiamento do Sistema.

O ex-presidente do Conass Michelle Caputo cumprimentou o ex-governador Marconi Perillo pela atuação democrática e foco na Saúde: “Só o fato de ter gestores como Fernando Cupertino e Leonardo Vilela mostra sua visão acertada”.

“Para 150 milhões de brasileiros, o SUS é o único plano de saúde”, lembrou Mauro Junqueira, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

Marconi Perillo falou da alegria de prestigiar a posse de Leonardo Vilela “um grande gestor da nova geração: culto, sério, competente e que passou por outras áreas até se firmar e se consolidar na sua área de formação, que é a saúde, já que é médico”.

Marconi lembrou que foi um dos governantes que se posicionou a favor da vinculação constitucional de verbas para a saúde, um acerto do ex-ministro José Serra na presidência de Fernando Henrique. Ao cumprimentar o Ministro da Saúde, ele falou dos desafios nacionais como a tabela SUS muito defasada, a judicialização e o avanço das ações básicas de saúde. Dirigindo-se ao Conselho de Secretários de Saúde, diante dos desafios do Colegiado agora sob a gestão de Leonardo Vilela, afirmou: “vocês terão um presidente dedicado, competente e responsável”.

“Ao governador Marconi Perillo devo onze anos como secretário de estado, além de sua amizade, e sua presença representando nosso governador José Eliton, muito me honra” disse Leonardo Vilela. Ele agradeceu a parceria da OPAS, à equipe do Conass, da SES e do Cosems de Goiás, que tem ajudado a consolidar as políticas públicas de saúde em Goiás.

“Esse é um dos fóruns mais importantes dentre os quais já participei. O de maior peso político e representatividade é o Conass, que pauta muitas das discussões mais importantes em torno da saúde no país. Temos muitos desafios e posso prometer muito trabalho” finalizou.

O Ministro da Saúde encerrou a solenidade afirmando que é preciso “defender o que já conquistamos e avançar”. Gilberto Occhi disse que na questão da judicialização, já buscou apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) para enfrentar o problema. E ainda, pretende investir no diálogo com os gestores municipais para melhorar o atendimento à população. “O pagamento em dia das obrigações é um compromisso que precisamos lutar para manter”, afirmou o ministro.

Participaram ainda da solenidade, a deputada estadual de Goiás Eliane Pinheiro; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Goiás (COSEMS/GO), Gercilene Branca Ferreira; o presidente da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir) Sérgio Daher; o diretor do Instituto de Gestão em Saúde (Gerir) Davi Correia; o presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) Renilson Rehem e o presidente da Federação Nacional das Santas Casas José Roldão.

Fonte: SESGO

Foto: Conass

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *