[SP]-Hospital Regional de Prudente organiza evento em celebração a Semana Nacional da Voz

O Hospital Regional de Presidente Prudente, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promove entre os dias 16 a 20 de abril, evento para comemorar a 20ª Semana Nacional da Voz. Em parceria com a Liga de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), o evento é voltado à população local e colaboradores da unidade.

As atividades buscam conscientizar a população sobre os métodos de prevenção para evitar os distúrbios da voz e problemas na garganta, além da apresentação de técnicas para o uso correto da voz.

O Otorrinolaringologista Gabriel Ramalho, um dos responsáveis pelas ações de comemoração da Semana Nacional da Voz da unidade, destaca que o uso consciente da voz pode trazer diversos benefícios à população. “É importante entender a necessidade da utilização correta da voz. Forçar a voz, por exemplo, pode causar prejuízos futuros, como lesões nas narinas e gargantas. Para isso, é necessário saber a técnica correta de utilização da voz”, explica.

Para dar início às comemorações, serão realizados atendimentos e orientações para pessoas com problemas na garganta no ambulatório do Hospital Regional na segunda-feira, 16 de março, das 8h30 às 16h.

O HR de Prudente também realizará duas palestras, voltada aos colaboradores da unidade e ao público em geral na quinta-feira (19), às 10h30 e às 19h30, respectivamente. Os eventos reunirão otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, como por exemplo, o cirurgião oncológico Dr. André Genaro que esclarecerá informações sobre o câncer de laringe, e o preparador vocal Raphael Augusto, que abordará os métodos de preparação da voz.

Para concluir as comemorações, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente promoverá uma palestra destinada aos colaboradores da unidade, com o objetivo de esclarecer curiosidades sobre o uso adequado da voz.

A importância de ter uma voz saudável

Mais de 80% das pessoas precisam da voz para trabalhar. Por isso, cuidar da saúde vocal é fundamental para todos e pode ser mais simples do que se imagina. As consequências podem ser nódulos nas cordas vocais, edemas e lesões na musculatura.

O ideal é que sejam realizados cinco minutos de exercício para aquecer e alongar as cordas vocais antes de começar a usá-la. São exercícios simples que devem ser repetidos, pelo menos, três vezes por dia. Rotação de cabeça, rotação de língua e a vibração da língua com som já são suficientes.

Para Ivone Silva, que é telefonista, cuidar da voz é essencial para realizar um bom trabalho. “Eu faço os exercícios diariamente, e me ajuda porque, ao falar muito, eu  sinto a voz cansada”.

Além dos exercícios, a hidratação é importante também. É indicado beber, pelo menos, um gole de água em curtos intervalo de tempo.  “Ninguém vai para a academia e depois toma um banho gelado ou pula na piscina. A mesma coisa acontece com um copo de água. A gente não deve tomar água gelada enquanto estamos fazendo o uso da voz. Caso contrário, isso causará um trauma. O ideal é que a gente beba um gole de água em temperatura ambiente a cada 15 minutos de uso da voz”, afirma a fonoaudióloga Jéssica Toledo.

O cigarro e a bebida alcoólica também podem ser prejudiciais, afirma a fonoaudióloga Isabela de Castro. “Eles são um dos principais vilões para a voz saudável, porque eles irritam a mucosa e ainda podem causar outras doenças não só para a laringe.

Claudinei Pereira é motoboy e também não tinha se preocupado em cuidar da voz ainda. “Não tinha me atentado para os cuidados com a voz. Realmente é preciso parar de fumar antes que isso afete não só a voz, como outras partes do meu corpo”.

Serviço: Semana Nacional da Voz

Data: 16/04

Horário: 8h30 às 16h

Local: Em frente ao ambulatório do HR Presidente Prudente

Público-alvo: Aberto à população

Data: 19/04

Horário: 10h30

Local: Anfiteatro do HR Presidente Prudente

Público-alvo: colaboradores do HR Presidente Prudente

Data: 19/04

Horário: 19h30

Local: Anfiteatro do HR Presidente Prudente

Público-alvo: Aberto à população

Data: 20/04

Horário: 10h30

Local: Sala de reuniões do AME

Público-alvo: colaboradores do AME

Fonte: SPNoticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *