[RN]-Organização de Procura de Órgãos do HMWG realiza evento sobre morte encefálica

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) discute, no próximo dia 17, a partir das 19h, no auditório da Justiça Federal, o tema “Novos Aspectos Éticos e Legais da Determinação da Morte Encefálica”. A abordagem do assunto é direcionada para profissionais médicos e juristas. Para tanto, estão disponibilizadas 170 vagas presenciais e outras 30 via videoconferência (que será transmitida apenas para a cidade de Mossoró).

Aos interessados, as inscrições podem ser feitas através do site do Conselho Regional de Medicina (Cremern) www.cremern.org.br, pelos telefones (84) 4006-5354 ou 3232-7545, ou ainda por correio eletrônico oponatal@gmail.com.

Segunda a coordenadora da OPO do HMWG, Suzelle Freitas, a abordagem do assunto foi motivada pela mudança na legislação do diagnóstico que atesta a falência das atividades cerebrais do paciente. “O diagnóstico de morte encefálica ficou mais rápido, porém, mais minucioso”, afirma.

Para se chegar a conclusão da morte encefálica são realizados dois exames clínicos e mais um complementar. Na legislação anterior, o intervalo entre cada exame era de 6h. Agora, com as novas regras, este intervalo caiu para 1h.

 

Ficou interessado em participar, então confira abaixo a programação completa:

 

19h às 19h30

Credenciamento

 

19h30 às 19h45

Abertura

 

19h45 às 20h15

Dr. Marcos Lima de Freitas

Neurologista e presidente do Cremern

“Aspectos Médicos”

 

20h15 às 20h45

Dr. Marco Bruno Miranda

Diretor do Foro da Justiça Federal do RN

“Aspectos Jurídicos”

 

20h45 às 21h

Lançamento da Cartilha Técnica em Doação de Órgãos

2ª Edição

 

21h às 21h30

Coquetel de Encerramento

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *