[DF]-Saúde amplia número de UBSs com atendimento aos sábados

O atendimento em 41 Unidades Básicas de Saúde (UBS) não termina na sexta-feira. Todas elas já estão fazendo consultas, vacinação, coleta de exames e atendimento em farmácia também aos sábados, das 7h às 12h, nas sete regiões de saúde do Distrito Federal.

“Uma das premissas da UBS é facilitar o acesso dos usuários aos serviços de saúde. Grande parte da população trabalha nos dias úteis e tem dificuldade de comparecer à UBS. Com o funcionamento aos sábados, os usuários conseguem utilizar os serviços. Com isso, ampliamos a vinculação dos nossos usuários às suas equipes também”, observa a coordenadora de Atenção Primária, Alexandra Gouvêa.

A região com o maior número de UBS abertas aos sábados é a Sudoeste, com nove unidades, sendo duas em Taguatinga, quatro em Samambaia e três no Recanto das Emas. A partir de abril, outras três devem estender o atendimento: UBSs 1 e 2, de Taguatinga, e UBS 11, de Vicente Pires.

As regiões Oeste (Ceilândia e Brazlândia) e Norte (Planaltina e Sobradinho) também não ficam atrás. Cada uma tem seis UBSs abertas aos sábados. Segundo Vinícius Paulino, diretor de Atenção Primária da Região Norte, em abril, outras duas devem ampliar o atendimento: UBS 1, de Sobradinho II, e a 2, de Planaltina. “Cada UBS dessas pode aumentar em 10% sua capacidade de atendimento”. Em Ceilândia, a UBS 3 também estenderá o funcionamento até sábado.

VAZIAS – Com pouco tempo em funcionamento aos sábados, Alexandra Gouvêa observa que o movimento neste dia da semana tem sido baixo. Observação essa também feita por Eduardo Cândido, pai da pequena Helena. “Optamos por vaciná-la num sábado, na UBS 1, da Asa Norte, e chegando lá não havia ninguém para ser atendido. Os servidores estavam até ociosos”, destacou.

A unidade a que ele se refere passou a abrir aos sábados no primeiro fim de semana de março, quando foram feitas somente sete vacinações e 23 atendimentos de consulta. Na mesma região, a UBS 1, do Cruzeiro, atendeu, no primeiro sábado, apenas o equivalente a 1% do total de demandas da semana. Próximo dali, a UBS 2, também no Cruzeiro, também passará a atender aos sábados.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *