[ES]-Himaba alcança 93% de satisfação dos usuários

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, alcançou o percentual de 93,45% de satisfação dos usuários, segundo pesquisas realizadas no mês de fevereiro pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), departamento interno cuja função é aproximar os usuários da gestão do hospital.

A pesquisa registrou aproximadamente 2.300 formulários, com questionamentos como agilidade no atendimento, agilidade dos profissionais, alimentação, orientação médica, entre outros.

A coordenadora do SAC, Marli Breda, explicou que, para medir o índice de satisfação dos usuários, pesquisas são realizadas com pacientes e acompanhantes durante a internação, nas consultas nos ambulatórios, no acolhimento e nas recepções. “As pesquisas têm o objetivo de saber o grau de satisfação dos usuários e fornecer informações importantes para aperfeiçoar a assistência. Assim, por meio destes dados o hospital desenvolve melhoria de seus serviços”, afirmou.

Marli acrescentou que as pessoas que frequentam o hospital têm a oportunidade de registrar sua satisfação por meio de formulários disponibilizados nos setores de internação, pronto-socorro e recepções. Ela destacou que, em geral, os elogios são em relação ao tratamento recebido pelos profissionais da assistência, médicos, enfermeiros e assistentes sociais, e também agradecimentos pela forma como são recebidos na recepção do hospital.

“Além de manifestar a opinião sobre o atendimento no hospital, muitos usuários direcionam elogios para os colaboradores. Quando o profissional é apontado, ele recebe os elogios pela coordenação do setor elogiado. Muitos relatam que acabam virando amigos dos nossos colaboradores. É impossível não se comover com a história destas famílias que procuram atendimento. A gente se envolve, é um trabalho feito com o coração”, disse a coordenadora.

Um dos elogios recebidos nesta semana foi do Maycon Soliman, pai do ex-paciente Heithor Soliman Miranda Jacinto. “Gostaria de elogiar três excelentes profissionais: o Diego, a Sheila, e a Rosa da UTIN, pelos seus trabalhos prestados com muito carinho e atenção. Gostaria de elogiar também a senhora Sandra, coordenadora de enfermagem do setor, pelo atendimento e esclarecimentos quanto às dúvidas que tive. Muito obrigado pelos trabalhos prestados”, comentou o paciente que registrou o elogio no último dia 13 de março.

Estrutura

Desde outubro, quando o Himaba funciona com um novo modelo de gestão, administrado pela Organização Social Instituto de Gestão e Humanização (IGH), inúmeras melhorias foram realizadas na unidade. O pronto-socorro foi reaberto e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana; houve aumento de 40% nos atendimentos de urgência e emergência, 13% nas internações, 31% nas consultas e 26% nos exames e aumento de 46 leitos, sendo 10 de saúde mental infantojuvenil, serviço que o SUS não ofertava.

O Himaba oferece para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a realização de exames e procedimentos especializados, radiografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva, e exames laboratoriais. A unidade também possui banco de sangue, centro cirúrgico, pronto-socorro, UTI pediátrica e neonatal, banco de leite, sala de recreação e maternidade. Sendo referência em cirurgias cardíacas e tratamento do pé congênito (pé torto).

Entre 1º de outubro de 2017 e o final de fevereiro deste ano, foram realizadas 784 cirurgias e 4.806 internações. No mesmo período, 15.974 pacientes foram atendidos em consultas no ambulatório. O pronto-socorro realizou 27.766 atendimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

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