[DF]-Ouvidoria da Saúde busca maior proximidade com a população

Eles estão ali para ouvir. Seja reclamação, sugestão ou elogio, os ouvidores têm a função de escutar, mediar e estabelecer um diálogo entre o cidadão e o Estado. Somente em 2017, a Ouvidoria da Secretaria de Saúde atendeu a 35 mil demandas. A função dos profissionais dessa área é tão importante que eles ganharam um dia para chamar de seu: 16 de março, Dia do Ouvidor.

Além da unidade central e da opção do atendimento telefônico, a Secretaria de Saúde conta com 18 ouvidorias espalhadas nos hospitais da rede. Para 2018, a Ouvidoria da Saúde está com novos projetos. Um deles é levar o serviço mais perto de quem mora na área rural.

“Identificamos essa demanda, já que na área rural as pessoas têm pouco ou nenhum acesso a telefone e internet, e muita dificuldade para ir até o hospital e fazer contato com a ouvidoria”, destaca a ouvidora Katherine dos Santos Borges. No projeto-piloto, que terá início no final de abril, serão contempladas quatro regiões administrativas: Brazlândia, São Sebastião, Planaltina e Gama.

“Faremos em duas delas no primeiro semestre e as outras no segundo semestre deste ano, mas ainda sem definição de data”, diz a ouvidora, destacando que, se houver sucesso, o projeto será estendido a outras regiões.

CAPACITAÇÃO – Para tornar o atendimento à população ainda melhor, a secretaria também investirá em capacitação e bate-papos. Está em fase de elaboração de projeto o curso de mediação sanitária. “Também vamos fazer, no segundo semestre, o projeto Bate Papo com a Ouvidoria, onde iremos até as ouvidorias regionais apurar as demandas e também dar orientações”, adianta Katherine.

Outros dois documentos estão sendo preparados pela ouvidoria para dar agilidade ao serviço. Um deles é a elaboração do manual de fluxos para facilitar a forma de obter informações e dar encaminhamento às demandas. “Também estamos organizando a carta de serviços juntos às seccionais nas regiões de saúde”, finaliza Katherine.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *