[CE]-Hemoce atende doadores de sangue neste feriado, 19 de março

Quem estiver em Fortaleza nesta segunda-feira, 19 de março, feriado de São José, poderá doar sangue nas unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará. A sede do Hemocentro atenderá os voluntários das 8 às 13 horas e o Posto de Coleta no IJF, das 13 às 17h30min. “A gente convida a todas aquelas pessoas que possam se candidatar à doação de sangue para aproveitar o feriado e ser solidário doando sangue, pois uma doação é possível beneficiar até quatro pessoas”, ressalta Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce.

O feriado é uma oportunidade para quem não consegue doar sangue no dia útil. Nesta segunda-feira, 19, o atendimento para doadores de sangue funcionará somente na capital. As doações de sangue realizadas no Hemoce ajudam a salvar vidas em mais de 450 unidades de saúde no Estado. “Quem recebe pode ser um parente, um amigo ou um desconhecido, seja para quem for a atitude solidária, o mais importante é que vidas são salvas com o gesto de amor ao próximo”, declara a diretora-geral Luciana Carlos.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

Quem pode doar sangue
Para ser um doador de sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, apresentar um documento oficial e com foto, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

Fonte: Ascom Hemoce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *