[GO]-Secretaria da Saúde emite Nota Técnica Informativa sobre registro de surto de Influenza em instituição de Trindade

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reuniram-se na manhã desse sábado, 10 de março, com a equipe do Departamento de Epidemiologia EpiSUS do Ministério da Saúde, para análise e fechamento da investigação de óbitos de pacientes, iniciada no dia 05 de março na Vila São Bento Cotollengo, instituição de saúde e assistência social localizada em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.

As primeiras análises apontaram a ocorrência de três casos de Influenza A pelo vírus H1N1 entre os pacientes. Medidas de tratamento e quimioprofilaxia com tamiflu já foram adotadas não somente nesses pacientes, mas em todos os demais pacientes sintomáticos e  em todos os internos da Vila São Cotollengo. Quanto aos óbitos registrados, eles continuam em investigação.

Em Nota Informativa, os técnicos responsáveis pela investigação apontam que se trata de um surto de influenza localizado na instituição. Segundo a nota, não se trata de uma epidemia, como mostra o boletim de SRAG geral do estado, disponível no site da SES-GO na internet ( https://extranet.saude.go.gov.br/public/influenza.html). Confira aqui a Nota Informativa na íntegra.

No entanto, a decisão da SES-GO foi a de reforço na Vigilância para observação dos casos, orientação a profissionais de saúde de toda a rede incluindo a privada, para observação de casos suspeitos, disponibilização de profilaxia e tratamento segundo os critérios médicos e reforço das recomendações de cuidados de contato à população em geral.

Participaram técnicos de Vigilância, Regulação, Regional Central, Hospital de Doenças Tropicais, epidemiologia, além do superintendente executivo da SES-GO Deusdedith Vaz e técnicas da equipe do EpiSUS do Ministério da Saúde.

Fonte; Governo de Goiás

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *