BRASÍLIA – Ambulâncias novas do Samu começam a rodar nas ruas do DF

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 23 ambulâncias novas, que começam a rodar imediatamente nas ruas do Distrito Federal para atender a população. Os carros vão substituir viaturas antigas. A frota moderna conta com quatro unidades de suporte avançado doadas pelo Ministério da Saúde e outras 19 de suporte básico, adquiridas com recursos de emendas parlamentares. Cada veículo custa aproximadamente R$ 170 mil.

A entrega foi realizada pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca. “É importante registrar que temos mais 11 ambulâncias empenhadas que devem chegar ainda esse ano. Com isso, vamos renovar toda a frota do Samu”, anunciou o chefe do Executivo.

Rollemberg elogiou e agradeceu pelo empenho dos servidores do Samu, considerado um dos serviços mais reconhecidos e aprovados pela população do Distrito Federal. “Sabemos das dificuldades, mas estamos avançando. Não adianta ter viaturas modernas, sem ter servidores empenhados e com dedicação à causa de saúde para salvar vidas”, enfatizou, ao agradecer também pelas emendar parlamentares.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, destacou que a ação faz parte das medidas para estruturar o Samu e oferecer assistência de qualidade para a população.

FROTA – Atualmente, a frota do DF conta com o total de 60 ambulâncias, sendo 30 de suporte básico, sete de avançado, uma de saúde mental e 22 em reservas técnicas, que podem ser usadas tanto para suporte básico quanto avançado. São 22 motolâncias e um Aeromédico em convênio com o Corpo de Bombeiros Militar.

O Samu atende aproximadamente 78 mil chamados por mês. São 900 profissionais que atuam no serviço, que oferece orientações médicas na central de regulação ou envio de ambulância para atendimento da ocorrência de urgência e emergência.

Confira a galeria de fotos aqui.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *