RIO GRANDE DO NORTE – RN participa de evento nacional de Vigilância em Saúde

A criação de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, a fim de fortalecer as ações de promoção e proteção, é o objetivo principal da 1a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) e conselheiros municipais irão participar do evento, que irá acontecer de 27 de fevereiro a 2 de março, em Brasília e para o qual estão sendo esperados cerca de dois mil participantes.

A conferência é um evento promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e é um braço importante do Sistema Único de Saúde (SUS), que garante o direito constitucional dos brasileiros à saúde.

As ações da área permitem a obtenção de informações e intervenção para reduzir riscos de doenças e promoção da qualidade de vida. A conferência discute remas relacionados à Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Análise de Situação da Saúde, Promoção da Saúde, Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador.

O tema central será: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. Os debates ocorrerão em torno de quatro subeixos, sendo eles: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde; Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

Fonte: SESAP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *